quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Atenção!

Proteção é a palavra do momento, proteja-se porque os raios solares estão ai, e cada vez mais intensos, por conta de diversos fatores como buraco na camada de ozônio, fenômeno El Niño e por ai vai. Junto com esses raios solares vem um grave problema para a nossa saúde, o câncer de pele e hoje dia 25/02/2010, saiu uma matéria no jornal Diário do Nordeste falando exatamente sobre isso.
Segue ai um trecho da matéria...

"A principal consequência da incidência de raios ultravioleta para a população é o câncer de pele, o mais frequente em número de casos, no Brasil.

Por Fortaleza ter atingido o índice máximo de radiação ultravioleta (UV), nos últimos dois dias, as pessoas devem se preocupar e procurar medidas preventivas, como o uso do filtro solar, roupas claras e fechadas, chapéus e bonés.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o Ceará apresente 3.390 casos de homens com câncer de pele, em 2010. Nas mulheres, a incidência é maior. Espera-se que o Estado registre 3.480 casos.

O tipo mais comum de câncer de pele é o basocelular, mais conhecido por CBC, que é o mais benigno porque se restringe às camadas mais superficiais da pele. A cura é feita por meio de cirurgia. Em seguida, vem o carcinoma espinocelular (CEC) que possui agressividade um pouco maior e pode vir a dar metástases se houver descuido.

E o último, é o melanoma que pode levar à morte. Existem, ainda, as lesões pré-cancerígenas que podem evoluir para o câncer e são as mais frequentes.

O grande vilão do câncer de pele é o sol, responsável pelo dano agudo imediato, que é a queimadura solar, além do dano crônico, que é o efeito cumulativo causador do câncer. Outros fatores também contribuem para o seu surgimento da doença, como a predisposição familiar e a cor da pele.

Para a diretora técnica do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, Araci Pontes, é preciso atentar para os horários de exposição ao sol, que não devem ser das 10h às 16h, e não deixar de usar protetor solar, já que o raio UVA incide o dia todo. O Centro costuma receber 50 pacientes por semana, no ambulatório de câncer de pele, dos quais 15 são cirurgias.

RISCO
SBD estima que número de casos deve aumentar


Para a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) - Regional Ceará, Aidê Nocrato, a incidência de câncer de pele no Estado vai continuar aumentando, não só por causa do efeito cumulativo, mas por conta do maior índice de radiação solar. Por isso, as pessoas devem estar mais atentas às medidas preventivas. "Temos visto, a nível de consultório, que o número de casos de doenças fotossensibilizantes cresceu".

Em vista disso, a SBD procura investir mais em campanhas que alertem a população. A presidente ressalta o auto exame como essencial para a detecção precoce da doença. "Qualquer pinta ou ferida que não cicatrize é um sinal de alerta"."

Então devemos ficar muito atentos com relação a isso, uso de filtro solar, chapéu, roupas que protejam, evitar se expor em horários de maior incidência de raios solares, tudo isso é muito importante, e está evidente para todos, todos estão sentindo o aumento de temperatura nos últimos dias, então vamos ficar atentos, vamos nos protejer!
veja na figura abaixo algumas dicas de proteção.

Veja a matéria na íntegra aqui!

Edi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário